:}

Se alguém souber da autoria das imagens ou de algum texto, citado neste blog, peço que me avise que lhes darei os devidos créditos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Margaridas + lindas

         Margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas (e flor respectiva, ou melhor, a sua inflorescência). Na verdade, não existe grande concordância entre os autores quanto à utilização deste nome, que apresenta muitas variantes. Há mesmo aqueles que designam de "margarida" qualquer planta da família das Compostas. Além do mais, esta designação é por vezes apresentada como sinónimo de bem-me-quer, malmequer, bonina, etc, que, por sua vez, são também nomes utilizadas para espécies diversas que nem sempre coincidem.
_______________________________________________________________________________

Bellis perennis

        Existem muitas variedades híbridas, utilizadas em floricultura, com lígulas brancas, rosadas, vermelhas ou roxas, de forma simples ou dobrada. É uma planta comum no continente europeu onde é espontânea junto aos caminhos e nos pastos de erva rasteira. Não atingem grandes dimensões, variando a sua altura entre 2 e 5 centímetros. Multiplica-se por pequenos estolhos que formam um rizoma.

________________________________________________________________
Bellis sylvestris

      A espécie Bellis sylvestris, designada pelos nomes populares de Margarida-do-monte emargarida-menor é uma planta vivaz, da família das asteráceas. É espontânea na Europa, e muito vulgar em Portugal, especialmente em locais húmidos e sombrios.


__________________________________________________________________
Bellis annua

       A espécie Bellis annua, designada popularmente de margarida-menor, margarida-anual oumargarida-do-campo, é uma planta anual da família Asteraceae. Tem inflorescências mais pequenas que as da espécie Bellis sylvestris com quem compartilha alguns dos seus nomes populares. Espontânea na Europa, aparecendo em Portugal em locais frescos.


________________________________________________________________
Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare

        A espécie designada por Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare, designada pelos termos populares, pouco precisos, bem-me-quer, bonina, margarida,margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo ou olho-de-boi, é uma planta herbácea e perene, originária da Europa. Seu ciclo vital dura mais de um ano. É da família das compostas, a mesma do crisântemo, da dália e do girassol.


__________________________________________________________________
Callistephus chinensis

       Callistephus chinensis é a única espécie do género botânico Callistephus, pertencente à família Asteraceae.


Foto 1
Foto 2
_____________________________________________________________________________
Coreopsis lanceolata

       A coreópsis é uma margaridinha singela e muito popular. Ela apresenta ramagem densa e ramificada, com folhas espessas e lanceoladas, além de uma coloração verde vibrante. As flores são diminutas, como em outras plantas da família Asteraceae, e reunidas em capítulos solitários, simples ou semi-dobrados, sobre longos pedúnculos. As pétalas da colora expandida são amarelas, largas e com bordas denteadas. O contraste da folhagem com as flores é muito bonito.


______________________________________________________________________________
Wedelia paludosa

        A vedélia é uma margaridinha nativa do litoral brasileiro, muito vistosa e rústica. A ramagem rasteira e ramificada apresenta folhas trilobadas de coloração verde-escura, que acentuam o contraste com as pequenas inflorescências completamente amarelas. Como outras flores da família Asteraceae, as flores verdadeiras são muito numerosas e se aprensentam em capítulos solitários. A floração ocorre durante todo o ano.


___________________________________________________________________
Montanoa bipinnatifida

    A floração é mais intensa no mês de maio. Suporta podas moderadas quando necessárias.
___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário